A boa safra das séries televisivas





Arlindo Machado já diria no livro “A Televisão levada a sério” que um dos motivos que tornaram as narrativas seriadas tão populares é que as pessoas precisam falar de alguém. E gradativamente, com o aumento das grandes cidades, os vizinhos foram sendo trocados pelos personagens da televisão. Eu concordo em parte com ele, mas não totalmente, não se tratando das séries televisivas.

Diferentemente das novelas, os episódios são semanais e cada um deles tem um começo e um fim. É claro que esse formato exige um trabalho árduo dos criadores e menos fidelidade dos espectadores. Mas, então, por que as series televisivas vêm fazendo tanto sucesso? A resposta é simples: qualidade.

Na última década foram produzidas séries que revolucionaram não só elementos da linguagem audiovisual, como também a maneira como as pessoas acompanham as séries. A jornalista Fernanda Godoy disse em uma matéria para “O Globo”, no ano passado, que o momento que estamos vivendo será considerado posteriormente como “A era de ouro da TV”. E eu concordo.

Quem diria, há 15 anos, no auge dos sitcons e séries policiais, que as pessoas ficariam até altas horas da madrugada discutindo em fóruns da internet e esperando para assistir o último episódio de Lost? Ou que temporadas dos seriados seriam vendidas com boxes promocionais e disputadas a tapas nas lojas?

A popularização da internet e da TV a cabo com certeza são responsáveis por esse aumento na qualidade e na diversidade das séries. Para mim, as séries saíram da categoria “entretenimento” e passaram e serem vistas como arte, elevando-se a um patamar em que antes o cinema reinava sozinho.

Aconselho a quem gosta de cinema, e se cansou de blockbusters, a parar um pouquinho na frente da TV. O que está “no ar” já é bom e vem muito mais pela frente.

Dicas de boas séries

Dexter: Um serial killer, que é médico legista especialista em padrões de sangue e tenta se enquadrar na sociedade. A série vai para a sexta (e última) temporada. Eu pensava que todo mundo conhecesse, mas infelizmente tem gente que ainda não viu.

The Walking Dead: O medico Rick Grimes e mais um grupo de pessoas tentam sobreviver em mundo dominado por zumbis. A série é muito bem produzida, e quem gosta do gênero não vai se decepcionar.

Shit My Dead Says: Nova série de humor baseada em um perfil verdadeiro do Twitter, que fala sobre um militar aposentado que não tem medo de falar o que pensa. Acabou de estrear e já um sucesso nos EUA.

Boardwalk Empire: A série se passa durante a lei seca nos EUA, na década de 20. Nele acompanhamos a vida de Enoch "Nucky" Thompson, chefe do crime organizado e tesoureiro de Atlantic City. A série tem grande elenco e cenários perfeitos.

Game of thrones: Seriado se passa na Europa mediaval e mostra a guerra entre vários clãs pelo domínio no território, e por consequência o poder sobre o povo. A série já fechou a primeira temporada e foi confirmada para a próxima. Boa pedida para quem gosta de Senhor dos Anéis e companhia.

Texto originalmente publicado em:http://www.faesadigital.com.br/index.php?pag=artigos&opcao=Exibir&id=1011

Nenhum comentário: